A importância de projetos de Combate a Incêndios

 em Armarios deslizantes, Arquivos deslizantes, Combate a incendio, Mobiliário Corporativo, sistema de combate a incendio

Incêndio no Museu Nacional começou em ar-condicionado do auditório

“Laudo pericial produzido pela Polícia Federal aponta que um curto-circuito causado pelo superaquecimento em um aparelho de ar-condicionado foi a causa do incêndio no Museu Nacional, no Rio, em setembro. O fogo destruiu a maior parte do acervo de 12 mil itens, incluindo o crânio de Luzia.”

sistema-de-combate-incendio1

Incêndio atinge anexo da biblioteca da Unicamp, em SP

“Biblioteca do IEL ficará fechada até que seja calculado o prejuízo e que seja viabilizada uma entrada alternativa para o público. A Unicamp ainda calcula quais obras e quantas foram perdidas entre aquelas que estavam para serem catalogadas, no anexo da biblioteca, mas o número deve ser baixo. Foram destruídos também equipamentos como computadores e móveis. O fogo foi detectado por volta das 5h50 da manhã do domingo, quando o Corpo de Bombeiros foi chamado. Equipes da universidade desligaram a rede elétrica do prédio. Um possível curto-circuito na fiação elétrica está sendo investigado.”

sistema-de-combate-incendio1

Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

O fogo começou no primeiro andar do museu e rapidamente passou para os pavimentos superiores. Parte do telhado de todo o prédio histórico, que abrange também a Estação da Luz, foi destruído.

Fogo destrói biblioteca pública com 16 mil livros no interior de São Paulo

“Um incêndio destruiu a Biblioteca Municipal de Cosmópolis (SP), que tinha cerca de 16 mil livros, e mais dois estabelecimentos comerciais. O fogo começou por volta das 23h deste sábado (3) em uma pizzaria, segundo o Corpo de Bombeiros. Havia clientes no local. As chamas se espalharam e chegaram ao prédio público e a uma funilaria. Os três imóveis ficaram destruídos. A Biblioteca Pública Municipal “José Kalil Aun”, além dos cerca de 16 mil livros, mantinha um acervo da cidade e arquivos com jornais publicados desde 1923. Todos os materiais foram destruídos.”

Fogo no Ninho do Urubu deixa 10 jovens mortos no RJ.

“Um incêndio na madrugada desta sexta-feira deixou dez mortos e três pessoas feridas no Ninho do Urubu, Centro de Treinamentos do Flamengo, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O fogo atingiu o local onde fica alojamento de jogadores das categorias de base do clube. O fogo pode ter iniciado, segundo informações preliminares em um aparelho de ar condicionado.”

Incêndio em boate no RS é responsável por tragédia nacional.

“Incêndio na boate Kiss foi uma tragédia que matou 242 pessoas] e feriu 680 outras numa discoteca da cidade de Santa Maria, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. A tragédia ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, e foi provocada pela imprudência e pelas más condições de segurança no local.”

Edifício Joelma (SP).

“O incêndio começou com um curto circuito em um aparelho de ar condicionado”

sistema-de-combate-incendio1

Edifício Andraus (SP).

“A causa do incêndio foi uma sobrecarga no sistema elétrico”

Incêndio atinge restaurante do Edifício Copan no centro de SP.

“O fogo teve início em uma pizzaria no térreo”

A LOCUS tem uma grande preocupação com a segurança das pessoas e a proteção do acervo documental, o início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de transformar-se em tragédia, se forem evitados e controlados com segurança e tranquilidade por pessoas devidamente treinadas. Na maioria das vezes, o pânico dos que tentam se salvar faz mais vítimas que o próprio acidente.
Quando as pessoas familiarizadas no uso dos equipamentos de combate não estão no local do início do incêndio, temos uma janela extremamente perigosa que pode ser a diferença entre uma parede queimada até todo um acervo perdido, chegando ao extremo de se perder vidas.
O pânico generalizado que um aviso de incêndio causa, seja ele sonoro (alarme) ou pessoas gritando FOGO normalmente acaba atrapalhando o primeiro combate ao foco inicial. Nosso produto, aliado ao correto dimensionamento permite de forma automática que esse combate inicial seja realizado de forma automática sem a ação humana permitindo que as pessoas deixem os locais de risco, dando tempo e espaço para a brigada trabalhar da maneira correta e afetiva.
Nosso sistema automático combate o início de incêndio proporcionando minutos essenciais para a chegada da brigada e/ou bombeiros. Esse tempo adicional, com a correta instalação do equipamento feito através de um projeto corretamente dimensionado que abrange os locais-chave para o primeiro combate podem retardar em muito um incêndio maior e muitas vezes extingui-lo logo no seu início.
O sistema de combate automático da LOCUS proporciona a extinção do foco de incêndio em uma área de até 10m² em torno do ponto de incêndio primário, nosso sistema ajuda a combater um dos tripés do fogo por abafamento (extinção do oxigênio) fornecendo desde a eliminação do foco de incêndio e proteção do acervo e/ou equipamentos até preciosos minutos para a preservação da vida.

Postagens Recentes
× Como posso te ajudar?
Pintura sustentável Locus ArquivosMobiliario corporativo diretrizes locus