Entenda o processo de pintura sustentável da Locus Arquivos

 em Armarios deslizantes, Arquivos deslizantes, Mobiliário Corporativo

Fosfatização

É uma nova concepção no pré-tratamento de metais para a pintura, vindo de encontro às necessidades ambientais atuais, mantendo o objetivo primário de servir de ponte de adesão tinta/metal, e com diversas vantagens sobre o sistema de fosfatização convencional. Desenvolvimento pioneiro, com enfoque na redução dos custos energéticos e eliminação de efluentes. O fosfatizante utiliza o óleo que acompanha a peça como um plastificante, incorporando-o ao processo, evitando assim efluentes. O processo é simples e dispensa controles analíticos diários ou semanais. Confere como “plus” uma proteção temporária contra a corrosão, antes da pintura, de 15 a 30 dias, dependendo das condições ambientais. Os componentes bem como todas as peças que compõem o sistema de arquivamento deslizante e lockers são confeccionados em aço com tratamento antiferruginoso através de sistema de fosfatização orgânica e pintura a base de resina epóxi pó híbrido por processo eletrostático.

Como funciona?

FOSFATIZAÇÃO ORGÂNICA:
Efetua-se conversão química da superfície do metal formando deposição de uma fina camada polimérica, amorfa e incolor de fosfatos orgânicos modificados. Este filme adere firmemente ao metal e disponibiliza funções químicas apropriadas para proporcionar uma firme ancoragem química com a tinta, ao contrario da ancoragem mecânica, característica da fosfatização convencional. Com este processo o grau de proteção ultrapassa 300 hs de “salt-spray”. Este tipo de tratamento alcança vantagens ecológicas e seguras para o meio ambiente como a não poluição das águas, sem disposição de efluentes uma vez que a primeira ação da fostatização orgânica é a absorção dos contaminantes de óleo numa forte estrutura tridimensional de macro moléculas poliméricas incorporando estes contaminantes que tornam-se parte do polímero que se forma no estágio final da reação de fostatização orgânica, sem disposição de lamas, alta aerodegradabilidade sem emissão de HAP´s (hidrocarbonetos aromáticos policíclicos) na atmosfera, livre de substâncias nocivas à camada de Ozônio (Oᴈ), livre de clorados e fluorados, livre de substâncias carcinogênicas.

DESTAQUES

Possui como principais vantagens técnicas: desengraxe e fosfatização simultâneos em uma única etapa, pode tratar simultaneamente aço, chapas zincadas, ferro fundido e alumínio, este tipo de tratamento forma sobre as peças uma película de fosfato orgânico modificado que proporciona melhores propriedades mecânicas e resistência a corrosão nos ciclos de acabamento, confere proteção temporária contra a corrosão em peças pré-tratadas ainda não pintadas. Possui estágio único, processo a frio sem enxague sem lama e sem efluentes e atende a ISO 14.000

ATRIBUTOS

Este tipo de tratamento protege as peças com um filme polimérico especial que tem uma estrutura tridimensional polar que confere uma excelente adesão para a pintura a pó e também confere uma excelente flexibilidade de tal forma que as propriedades mecânicas do acabamento são melhoradas e suas propriedades físico-químicas do filme selante de polifosfato produzem uma melhoria na proteção à corrosão promovendo maior durabilidade as peças dos arquivos deslizantes contra corrosão. Trata simultaneamente aço carbono, ferro fundido, chapa zincada, alumínio e latão com um único produto num único banho, conforme ensaios realizados as peças dos arquivos deslizantes possuem maior resistência ao impacto e as dobras.

DIFERENCIAIS

  • Desengraxe e fosfatização simultâneos pela incorporação do óleo à resina base do produto
  • Desengraxe e Fosfatização sem efluentes e sem consumo de água
  • Uma única operação: Mais Produtividade
  • Processo a Frio: Menor consumo de energia
  • Instalações compactas: Menor investimento
  • Dispensa controle analítico diário. Custo operacional reduzido
  • Ecológicamente Correto: atende a ISO 14.000
Postagens Recentes
× Como posso te ajudar?
Arquivos Deslizantessistema-de-combate-incendio1